Mapeando 10 Anos do Algoritmo do Google

Se você prestar muita atenção no Google, pode parecer que todos os dias ao acordar há uma nova mudança. Na realidade, é mais como treze mudanças por dia. O Google relatou um espantoso número de 4.725 “lançamentos” em 2022, um aumento dramático dos 350-400 de 2009.

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Desde 2009, quando Matt Cutts discutiu esses dados publicamente pela primeira vez, o Google fez mais de 30.000 mudanças e realizou milhões de testes de qualidade de busca. Embora muitas dessas mudanças sejam pequenas ou isoladas em um único mercado, o ritmo de mudança é inegável e pode ser avassalador para os profissionais de marketing de busca. Como podemos esperar desvendar tudo isso?

O algoritmo está esquentando (2014 — 2023). Graças ao nosso projeto de pesquisa MozCast, agora temos uma década inteira de flutuações diárias do algoritmo do Google para comparar. O gráfico abaixo oferece uma visão geral desses dez anos, com os dias “mais quentes” representando mais flutuações de um dia para o outro nas classificações da primeira página:

Temperaturas do Algoritmo Google de 2014 a 2023.

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Em média, o algoritmo está ficando mais quente, mas o padrão de temperaturas ascendentes é complicado. O Google confirma e nomeia apenas um punhado de grandes atualizações todos os anos, nos deixando no escuro sobre muitas mudanças. Por exemplo, até hoje, não temos uma explicação confirmada para a volatilidade no verão de 2017. Muitas vezes, somos forçados a especular.

Também é importante lembrar que os resultados de busca são um fenômeno em tempo real. Eles mudariam todos os dias mesmo que o Google não alterasse o código, porque a internet está constantemente mudando. Um exemplo vívido é a declaração da OMS de COVID-19 como uma pandemia global em março de 2020. A pandemia mudou drasticamente o comportamento de busca, incluindo grandes deslocamentos no comércio eletrônico versus compras em lojas físicas. Isso impactou naturalmente os resultados de busca.

Os últimos dois anos (2022 — 2023) claramente mostram um retorno às temperaturas mais altas, incluindo um verão historicamente superaquecido de 2023. O Google também lançou um recorde de quatro atualizações principais em 2023. Essa onda de calor é o novo normal? Vamos olhar mais de perto.

Atualizações principais são um grande negócio (2018 — 2023).

No início de 2018, o Google confirmou oficialmente a existência de amplas atualizações “principais” e começou a reportá-las publicamente. Desde então, houve 18 atualizações principais nomeadas (não contando a Atualização Principal de Março de 2024, que chegou um pouco tarde demais para este post). Aqui estão as dez atualizações principais mais quentes (segundo o MozCast) até agora:

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As quatro atualizações principais de 2023 ocuparam os dois primeiros lugares e metade dos oito primeiros. A Atualização Principal de Agosto de 2018 (conhecida como “Medic”) ocupa o 3º lugar. Embora seja difícil separar a temperatura de uma atualização principal da radiação de fundo do algoritmo, é claro que 2023 foi um ano tumultuado, e essas atualizações principais trouxeram mudanças substanciais.

Enquanto as atualizações principais, em geral, parecem trazer flutuações significativas de classificação, o Google geralmente fornece poucos detalhes ou orientações. Essa falta de transparência é, em parte, para impedir que as pessoas manipulem o sistema. Na prática, porém, essas atualizações também são complexas e multipartidas e podem ser complicadas pelo uso de aprendizado de máquina nos algoritmos principais. Simplificando, até mesmo o Google pode não ser capaz de interpretar ou explicar todas as peças em movimento.

O futuro pertence às máquinas…

Em outubro de 2015, o Google revelou o RankBrain, um algoritmo de aprendizado de máquina que provavelmente estava em funcionamento desde pelo menos a primavera daquele ano. Isso representou uma mudança filosófica dentro do Google, de uma dependência historicamente forte em regras/heurísticas avaliadas por humanos.

Muito aconteceu desde então, e o Google tem pelo menos três componentes principais de aprendizado profundo em jogo: RankBrain, DeepRank e RankEmbed. Na primavera de 2023, o Google lançou a Experiência de Geração de Busca (SGE), construída sobre o Bard (recentemente renomeado para Gemini). O SGE usa Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) para tentar responder a consultas em linguagem natural combinando informações de vários sites. Aqui está um exemplo recente:

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Isso levanta a questão: o SGE impulsionou a fluxo de classificação sem precedentes do verão de 2023 (que mal diminuiu mesmo no início de 2024)? A resposta curta é “não”. Já que o SGE estava aberto apenas para usuários logados e limitados, e o MozCast usa resultados de busca despersonalizados, não há razão para acreditar que o SGE teria um impacto material em nossas medições.

A resposta longa é muito mais complicada. Primeiro, é possível que o lançamento do SGE como um recurso tenha trazido consigo outros novos componentes de aprendizado de máquina construídos sobre o Bard. Eu acho que há algo maior em jogo aqui, no entanto. LLMs como Bard e ChatGPT abriram uma corrida armamentista de IA no marketing de conteúdo, tornando mais fácil do que nunca produzir conteúdo automatizado de forma barata e com qualidade melhor do que a disponível anteriormente.

É totalmente possível que a agitação que vimos ao longo de 2023 seja o resultado da abertura da caixa de Pandora do conteúdo gerado por máquina. Também é possível que as quatro atualizações principais de 2023 tenham sido, pelo menos em parte, uma tentativa de fechar essa caixa. Esse empurra e puxa causaria flutuações de classificação em ambas as direções. Esta é uma explicação plausível, mas é muito difícil de provar.

…mas as pessoas ainda estão puxando as alavancas. No final das contas, o “clima” do Google não é um fenômeno natural — é impulsionado por escolhas, reações e, ocasionalmente, erros humanos. Seja as mudanças são heurísticas ou impulsionadas por máquina, todas são impulsionadas pela mesma filosofia central e modelos de negócios.

O SGE é um exemplo perfeito. Ainda estamos esperando por uma implementação ampla, sugerindo que o Google não gosta inteiramente do que vê. É fácil criticar a qualidade de qualquer resultado gerado. Ainda assim, em um panorama mais amplo, o Google tem que considerar o impacto na qualidade geral, receita de anúncios, velocidade/latência e o custo considerável de implementar esses modelos.

Mesmo a própria existência do SGE foi impulsionada pela pressão do sucesso público da OpenAI e da parceria com o Bing da Microsoft, acelerando o cronograma anteriormente conservador do Google. Essas decisões vão muito além do algoritmo em si e até mesmo das capacidades tecnológicas do Google. Para entender o futuro, temos que entender todas essas pressões.

Podemos aprender muito com os últimos dez anos, mas, no final das contas, temos que ser capazes de nos adaptar. A única garantia é que — enquanto as pessoas precisarem encontrar informações, pessoas, lugares e coisas, tanto os motores de busca quanto o marketing de busca continuarão a existir.

Para uma lista completa de grandes atualizações de algoritmo de volta à atualização “Boston” de 2003, confira nosso histórico de atualizações de algoritmo do Google. Para dados diários sobre flutuações de classificações do Google e tendências de recursos do SERP, visite nosso projeto de rastreamento SERP MozCast.

Fonte: https://moz.com/

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